Férias escolares: Como evitar transtornos e tornar esse período prazeroso para crianças no condomínio


Com a proximidade do período de férias escolares, aumenta a preocupação dos síndicos e condôminos. Criança de férias pode ser sinônimo de problemas com aumento de barulhos e de ocorrências de pequenos acidentes, já que elas permanecerão mais tempo dentro de casa.

Que tal transformar esse período agradável para todos? Para isso, além das regras e normas de comportamento já estabelecidas, o condomínio pode flexibilizar um pouco, realizar programações, estimular atividades e brincadeiras para as crianças.

Para a especialista em administração condominial, Vanisi Ferreira, uma boa ideia é combinar atividades coletivas como jogos na quadra, na piscina ou horários na brinquedoteca, supervisionados por um adulto. Se o condomínio não possui uma brinquedoteca, é fácil organizar uma através da doação de brinquedos e livros por parte dos condôminos.

Jogos de tabuleiro e de raciocínio também pode ser uma boa opção para distrair a garotada como: Banco Imobiliário, Damas, Xadrez, Quebra-cabeças, Detetive, Imagem e ação, Máster, Trilha, etc.

Há brincadeiras antigas bem fáceis e baratas de serem desenvolvidas como: amarelinha, pular corda, pular elástico, esconde-esconde, queimada, passa anel, bolinhas de gude, pique bandeira, entre tantas outras. Outra atividade bastante interessante é a criação de uma biblioteca. Os pais podem doar os livros. Além de distrair as crianças, incentiva a leitura. A biblioteca poderá ser montada numa sala pequena e com a ajuda das crianças.

Contratar escolinha de esportes ou profissionais de recreação para organizar as brincadeiras são alternativas cada vez mais frequentes em condomínios e o valor dividido entre os pais fica bem acessível. Há diversas empresas especializadas de olho neste mercado”, orienta Vanisi Ferreira.

Ainda segundo a especialista, também é legal com um entendimento prévio entre os condôminos, a locação de aparelhos que proporcionam, além das brincadeiras, uma atividade física, como piscina de bolinhas, cama elástica, tobogã, guerra de bolinhas, carrinhos, etc.

Com essas atividades as crianças poderão brincar de forma saudável e ativa. Porém não podemos nos esquecer de cuidar da segurança dos pequenos. Nunca deixe as crianças sozinhas, as brincadeiras devem ser sempre supervisionadas por um adulto. Coloque avisos e alertas nas áreas comuns, principalmente nas piscinas, evitando acidentes. E lembre-se porteiros, zeladores e funcionários do condomínio não são responsáveis pelas crianças”, conclui Vanisi.