VAGAS NA GARAGEM: COMO LIDAR COM OS PROBLEMAS?


Poucos pontos geram tanto conflito nos condomínios quanto as vagas na garagem. Algumas situações envolvendo as vagas são tão comuns que nós separamos algumas dicas do que pode ser feito para evitar ainda mais confusões


CARRO FORA DA VAGA

Quando é feito o projeto do condomínio, as vagas da garagem são distribuídas de forma a melhor aproveitar o espaço, cabendo o maior número de veículos e, também, permitindo uma boa circulação. Dessa forma, se um carro está fora da vaga, ele pode impedir a circulação de outros automóveis, o que acarreta em muitos outros problemas.


Uma boa solução para evitar os efeitos em cascata e as irritações entre os vizinhos é o síndico agir de forma rápida e incisiva, aplicando advertências e, se necessários, multas quando previsto na Convenção.


Uma outra possibilidade é, caso a garagem tenha câmeras de segurança, orientar o porteiro para interfonar imediatamente para o dono do veículo.


Se essa situação não for combatida rapidamente, pode gerar um mau hábito entre os condôminos. Caso já seja um problema existente no condomínio, uma sugestão é a criação de uma campanha de conscientização com cartazes e palestras sobre o tema.


CARRO MAIOR QUE A VAGA


Existem veículos de todos os tamanhos e alguns deles, às vezes, são maiores que o espaço destinado para a vaga da garagem. Quando isso ocorre, pode gerar dificuldades de acesso às outras vagas e, também, tornar as manobras mais complicadas.


Assim, antes de mais nada, é importante consultar a Convenção do condomínio para saber se existem regras em relação ao tamanho do veículo. Se positivo, o condômino deve estar ciente da mesma e respeitá-la.


Não é recomendado aumentar algumas vagas para comportarem carros maiores, pois isso fere o principio de igualdade no uso de área comum. Para aumentar as vagas, tem de ser votado em assembleia, com voto da maioria dos condôminos.


BUZINADAS


Em alguns casos, o condômino buzina diversas vezes para que o porteiro o veja e, assim, abra o portão. Mas essa prática pode gerar incômodo para os vizinhos que moram nos andares mais baixos, além de chamar atenção de todos na rua, que pode colocar a segurança do condomínio em risco.


Para resolver esse problema, é importante que o condomínio tenha um acesso eficiente por controle remoto. Pode ser o caso de o condômino ter o controle remoto ou o porteiro. Na segunda hipótese, o porteiro deve estar muito atento para ver o morador ou escutar a primeira buzinada.


Gostou das dicas? A ACJ Condomínios tem tudo para melhorar a vida do seu condomínio.


Conheça mais. Entre em contato com a gente: (24) 3341-0817